Crônica - O Primeiro beijo - Manoel Messias Pereira

 








O Primeiro Beijo



Na vida já tive muitas emoção no meu tempo de menino, já nadei no riacho, já corri das vacas no meio dos caminhos que ia a escolas, já briguei por causa de bullings na infância quando essa palavra ainda não existia pra mim, já entrei na chácaras vizinhas pra pegar laranja, jacá, já cantei e contei histórias ao lado de amigos e de fogueiras, já me apaixonei, já senti ciúmes, e já chorei de amor.  Já declamei versos, já propaguei frase de efeitos como de John Lennon ou Allen Ginsberg  e fiz tudo isto com toda a santa  timidez do mundo.

Assim penso que fui um garoto normal, e entre as emoções recordo que fui até um jardim e retirei uma rosa e levei para a garota mais linda do mundo, que chamava Ana Maria, era um pequena menina que estudava na minha sala e que as vezes ia lá em casa. E confesso que ao pegar a rosa espetei o dedo e doeu tanto que deu vontade de chorar. E ela olhou a rosa aquele gesto, e me deu um simples sorriso e beijo na face. esse foi o ato de maior emoção da minha fase pré-adolescente.

Olhava para aquela menininha e ficava lembrando aquelas frase de John Lennon, as pessoas têm de perceber que ficar nu não é obsceno... o importante e ser nós mesmo" e pensava se ver Ana Maria nua será muito estranho ela nem sei tem direito. São coisa que precisei tirar da cabeça rápido ainda mais diante da minha  estranha timidez.

Na juventude da época via que  nós meninos  queria  qualquer desejo, quer usar a roupa da moda que estão usando, o cabelo, quer chocar com as cores vivas. E eu achava que devia ter uma japonesa igual ao John Lennon, com aquela cara de intelecto. E eu ouvi dizer que foi ela que ensinou ele a não ser machista. a lavar louça e a cuidar de criança. Mas isto não é ressaltado na sua biografia. E sim o pacifismo. E John e Yoko num hotel, fazendo protesto pra que a guerra acabasse.

O tal pacifismo resumia, no fundo toda a visão política de Lennon. Paz e Amor gritaram milhões de vezes ele e Yoko Ono. Parece que ás vezes falamos de paz e vem sempre a figura daquele velhinho careca  chamado Mahatma Gandhy, mas dizem que aquele velhinho gosta de pegar cabras sexualmente, pelo menos eram que os meninos dizia, outros afirma que era um pedófilo. Se isto ocorreu na vida dele confesso que não sei, só estou repetindo aquilos que diziam os amigos que contava historia na roda das fogueiras. Foi lá que vi meninos fumar o primeiro cigarro da vida deles. E eu dizia vocês não faz isto não pois vão morrer com doenças do pulmão na velhice, eles sorriam e dizia mas quem disse que chegaremos na velhice. John Lennon dizia que tinha medo de envelhecer. e que os velhos tem ressentimentos dos jovens e vice-versa. essa conversa atravessava as nossas vidas de meninos.

O cantor Mike Jagger dos Rollins Stones, era assim como eu e outro tantos garotos fã de John Lennon, e disse que o primeiro encontro com John provocou nele um sentimento de humildade. e ele não sabia o que dizer ao John. E disse que o Beatles foram ver os Rolling Stones tocar, John, Paul, Ringo e Harrison estavam com roupas de couro. E era uma roupa que Jagger não tinha como comprar ou usar. Na época os Rolling Stones só tocavam, rithyhm & blues e algumas músicas de Chuck Berry, mas Jagger diz que sentiu embaraçado e não queria olhar pra John Lennon, penso que ele também assim como eu era um  tímido.

John Lennon era um profeta, ele disse que os beatles não tinha futuro, e que todos tinham que superar isto, nós e o público . O que fizemos é uma coisa mas cada um de nós é uma coisa diferente. E isto foi profetizado dois anos da desintegração da banda.

Mas a vida de todos nós é feito de emoção, um pouco de razão. Creio que a emoção caminha com a razão. E penso como aprendi com o meu  ídolo é que as pessoas estão sempre vendo apenas fragmentos de uma vida mas é preciso ver um todo, não só a nossa vida mas o universo todo o jogo todo. É preciso ajudar as pessoas que choram a ser capazes de fazer alguma coisa  pelas causas dos tombados e nisto penso nas guerras. E as favas esses dirigentes de países de merdas que lucram com a guerra com o comércio de armas, que assiste de camarotes vidas humanas se perderem sangues esvair-se e cabeças rolarem como de porcos no abatedouros da insensatez e da estupidez humanos. Seja por terras por petróleos por diamantes, seja pelo domínio políticos, econômico, as favas esses vermes. 

Como dizia o poeta Allen Ginsberg, "homens, mulheres, uma torrente nas ruas, luzes vermelhas, disparando apressados relógios...para onde ir, para aquele clarão? aquele que Deus? um clarão ? o senhor dos vazios? como um olho dentro das nuvens negras. Vamos cair de joelhos nas catedrais sem esperanças, rezando por suas salvação e luz perto até da alma iluminada."

O que importa mesmo  é a  timidez do amor. Do dedo furado no espinho e do beijo no rosto dado pela menina mais linda do mundo, como era Ana Maria, que apesar de tudo éramos crianças, pois ela era magrinha e nem mamilos não tinha, mas me senti como Jagger diante de Lennon embaraçado. A timidez é triste. Tive até vontade de chorar. corri no córrego pra me banhar, mas não queria que água tocasse meu rosto. Aquele que recebi o primeiro beijo.


Manoel Messias Pereira

cronista, professor e poeta
Membro da academia de Letras do Brasil -ALB
São José do Rio Preto -SP.












Comments