Os Palestinos sofrem agressões de Israel em pleno Ramadã.
Este mês observou-se entre os dias 7 de maio na sexta feira, oito no sábado um conjunto de agressões e atritos envolvendo a polícia israelense e a população civil palestina da parte Leste de Jerusalém Oriental e inclusive com ameaças de despejo do povo palestino de suas terras. Local que está ocupado por Israel desde 1967.
A policia usou disparos de bombas de efeito moral nas proximidades da Mesquita de Al - Aqsa e isto desde a sexta fera dia 7. Num total desrespeito e intolerância cultural e religiosa do povo de Israel. O que acredito ser racismo explicito dos israelenses, que vão incorporando o estagio sionistas. Uma vez que a própria Onu já declarou que sionismo é racismo.
Porém as autoridades informaram a imprensa e isto vi no G1, que somente no dia 10 de maio de 2021 é que a Suprema Corte de Israel vai fazer uma audiência para decidir sobre o bairro Sheikh Jarrah, local em que várias famílias palestinas estão ameaçadas de despejos.
Na sexta feira várias pessoas segundo o jornal milhares oram para as orações do dia. E ao chegar muitos permaneceram no local para protestar. E a policia israelense aproximou com canhões d'agua para dispersar os muçulmanos que reuniam frente as casas das famílias ameaçadas de serem despejadas. Tendo um representante das mesquitas solicitando que todos os fieis muçulmanos pudesse ter calma. E solicitando a polícia que parassem de arremessar água e bombas de gás lacrimogêneos
E é preciso expor que esse é o mês do Ramadã, E essa sexta feira era exatamente a última sexta fera do mês islâmico. E o Ramadã é o ritual a todos os muçulmanos que chega a puberdade é um marco simbólico da chegada a idade adulta. E durante esse mês além das cinco orações diárias - salá ainda neste mês recita-se a oração especial "Taroweeh (oração noturna). é o período que se pede maior aproximação dos valores sagrados, leitura mais assíduas do Alcorão. Frequência de Oração na Mesquita, correção pessoal e alto domínio. e significa o Mês que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidencia de orientação e discernimento. é quando se faz o jejum. E o jejuador deve abster-se de tudo que vai contra a moral. E a pratica de disciplina e da doutrina espiritual e moral deve ser exercida no alvorecer até ao por do sol.
Portanto é o momento de respeito a todos os muçulmanos e que deveriam ter essa consagração outros credo e outras religiões que necessitam ter um pouco mais de educação. Seja eles israelense ou cristão. enfim religioso não deve ser salafrário embora seja pelo visto.
E a União Europeia - UE e a Liga Árabes neste dia 8 de maio no sábado condenaram a ação policial em Jerusalém oriental.
E o porta voz da UE Sr. Josep Borrele chefe da diplomacia europeia pediu as autoridades politicas, religiosas e comunitárias de Israel a mostrarem contenção e responsabilidade para acalmar a situação explosiva. E considera bastante preocupante a expulsão das famílias palestinas de Sheikh Jarrah e de outros assentamentos de Jerusalém oriental. Pois trata-se de uma ação ilegal a luz do direito humanitário Internacional.
Já a Liga Árabe também condenou o assalto a Esplanada das Mesquitas particularmente a de Al - Aqsa considerada uma provocação, aos muçulmanos durante o seu mês sagrado do Ramadão. E por meio do Secretário da Liga Sr. Ahmed Abulguet, que teceu criticas severas as forças de segurança israelense, dizendo que um ataque provoca sentimentos nos muçulmanos em todo o mundo e pode causar uma explosão da situação nos territórios ocupados. E continua a dizer que o fato das forças de segurança está nesta época no mês do Ramadã, reflete uma intenção deliberada de provocação aos palestinos. e que o governo israelense seria completamente cativo dos colonos e de sua agenda extremista.
E a tensão ocorreu no setor oriental de Jerusalém e na Cisjordânia territórios de palestinos ocupados por israelenses desde1967 e que é o objeto de conflito.
Em relação as sexta feira, quando iniciou as agressões faltou respeito religioso sim pois em relação a esse dia encontramos que "Rezar a prece de sexta feira é um dever obrigatório de todo o Muçulmano que estiver em grupo e as preces consecutivas de duas sexta eiras proporcionam a remissão dos pecados cometidos entre elas. E deixar de rezar na sexta feira pode haver o embotamento dos corações que é uma coisa grave para o muçulmano. Pois se o coração for embotado o portador não compreenderá a Palavra de Deus, não temerá mais a Deus e nem fará parte do povo de Deus. Louvado Seja." E isto consta no Programa de pregação a Minoria Muçulmana pagina 95 assinada pelo Cheique Ahmad Saleh Mahairi.
Sobre a educação encontramos neste mesmo livro, que ensinar é um dos mais importantes meios de se pregar Deus, seja Louvado, porque a pregação não pode ser efetuada a não ser pelo saber e o saber e é a condição sine qua non do pregador. E saber é a obrigação de todo o muçulmano e muçulmana.
Um outro ponto é que a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho consta que entre os palestinos agredidos 208 pessoas ficaram feridas e entre os policiais israelenses seis ficaram feridos a maioria na Esplanada das Mesquitas quando as pessoas se reuniam para orar e de forma sagrada cumprir o rito do Ramadan. E precisa serem todos esses palestinos respeitados. De forma digna e fraterna.
Neste domingo a um temor de que novos conflitos possam ocorrer, o Irã pediu a ONU, para ter uma atenção em Jerusalém, pois no domingo é o dia da celebração da Noite do Destino que faz parte da revelação religiosa Alcorão ao profeta Mohommad, É preciso que todos os palestinos possam serem respeitados, de forma digna e fraterna e que as agressões possam serem páginas triste de um passado, mas que precisa ser virada. Eis assim uma esperança. E que O-Xá-Alá, assim seja.
professor de história
cronista e poeta
Membro do coletivo negro Minervino de Oliveira -São José do Rio Preto-SP
Membro da Academia de Letras do Brasil - ALB - São José do Rio Preto-SP.
Comments
Post a Comment