Em 01 de maio de 1886 - Em Chicago - Estados Unidos da América, sucedem-se uma série de conflitos laborais que culminam numa greve que ficou conhecida como a greve dos três oito. Oito horas pra trabalhar, oito horas pra descansar, oito horas pra estudar. Essa data passou a ser assinalada, como o "Dia Internacional de Trabalho."
Em 1 de maio de 1912 nasce Azis Simão, sociólogo e jornalista brasileiro, Fundador da União Democrática socialista (falecido em 1990).
Em 1 de maio d 1918 No Rio de Janeiro, os trabalhadores brasileiros carioca resolvia manifestar a sua mais profunda simpatia pelo povo russo, neste momento em luta aberta e heroica contra o capitalismo. Quando foi publicado o folheto "A Revolução Russa e a imprensa que esclarecia o povo a respeito da Revolução Russa, manifestando-se por boletins e volantes.
Em 01 de maio de 1925 - Começou a circular o jornal "A classe Operária" do PCB, com tiragem de 5 mil exemplares. Fundação da Primeira Central Sindical.
Em 01 de maio de 1929 - Grande Comício promovido pelo PCB Partido Comunista Brasileiro na Praça Mauá, no Rio de Janeiro reuniu 60 mil pessoas, quase 10% da população da cidade, gritando palavras de ordens "Viva 1.de maio", Viva Lênin", Viva Russa.
Em 01 de maio de 1931 - O primeiro Manifesto do Partido Comunista da Venezuela.
Em 01 de maio de 1948 - Criada a República Democrática Popular da Coreia (A Coreia do Norte) criada por KimII Sung como presidente.
Em 01 de maio de 1950 - A operária e militante do PCB Angelina Gonçalves, foi assassinada pela polícia do Rio de Janeiro, durante a manifestação da Campanha "O Petróleo é nosso".
Em 01 de maio de 1954 - nasce Ray Parker Jr, cantor, compositor e ator estado unidense.
Em 1 de maio de 1959 nasce Marcelo Rubens Paiva, escritor e jornalista brasileiro
Roberto de Abreu Sodré
Em 1 de maio de 1968 - O governador do Estado de São Paulo, foi expulso do palanque na Praça da Sé, quando da comemoração do Dia do Trabalho.
Em 1 de maio de 1970 nasce Fernanda Young, escritor e roteirista brasileira. E falece em 25 de agosto de 2019.
Olavo Eansen
Em 01 de maio de 1970 - Olavo Eansen foi detido pelo Deops São Paulo, durante aas comemorações sindicais realizada no Estadio Maria Zélia nesta capital, juntamente com mais 18 pessoas. E no dia 9 de maio de 1970, o seu corpo foi entregue num caixão lacrado, pelo Estado brasileiro, que prendeu e torturou-o e mesmo com testemunha vendo sua prisão, a história oficial, dise que este corpo foi encontrado próximo ao Museu Ipiranga. Hoje já sabe-se que o seu principal torturador foi o delegado Josecyr Cuoco.
Em 01 de maio de 1979 - Faleceu Sergio Paranho Fleury, delegado, torturador que atuou no Departamento de Ordem Politica e Social (DOPS) durante o regime militar. Foi uma pessoa nociva(rato nojento) para todas as pessoas que pensava na dignidade e no respeito ao processo democrático.
Em 1 de maio de 1980 nasce Ana Claudia Telancón, atriz mexicana.
Em 1 de maio de 1993 falece Pierre Euène Bérégovoy, escritor e primeiro ministro de Miterrant Membro do Partido Socialista francês.
Ailton Senna
Em 01 de maio de 1994 - Faleceu o tricampeão mundial de Formula 1, o brasileiro Airton Senna, no Circuíto de Ímola na Itália, quando disputava o Grande Premio.
Evo Morales
Em 01 de maio de 2006 - Evo Morales presidente da Bolívia nacionaliza a indústria Petrolífera e ocupam a Petrobrás instalada na Bolívia.
Em 01 de maio de 2004 - Em São José do Rio Preto-SP, faleceu a escritora Dinorath do Valle. Jornalista, escritora, professora e antiga Coordenadora da Apeoesp, no município, e Diretora da Casa de Cultura local.
Em 01 de maio de 2006 - falece Jose Julio de Calasan Neto, natural de Salvador, foi pintor, gravador, ilustrador, desenhista, entalhador e cenógrafo.
Em 1 de maio de 2018 - desaba o edifício Wilton Paes de Almeida, na cidade de São Paulo, um edifício que foi entregue por dívida a União. Que virou sede da Polícia federal até 2001, como o edifício foi abandonado pessoas sem teto ocuparam. Com esse histórico foi entregue a Prefeitura Municipal de São Paulo e ao Ministério Público, que resolveram devolver para a união. E neste contexto houve o desabamento por falta de manutenção por parte do Estado, deixando 44 desaparecidos. E uma certeza a ineficiência do Estado com o seu patrimônio público.
Em 1 de maio d 2019 - O escritor Mia Couto diz que doe ver a África e Moçambique ficar cada vez mis distante do Brasil, sobre política, escrita e sobre o ciclone Idai, que destruiu Maputo e muito pouco notado no Brasil.
Comments
Post a Comment