Artigo - Unesp Concede título de Professora Emerita a Nilce Lodi -





A pedagoga Nilce Aparecida Lodi foi pioneira, dentre os formando em pedagogia na FAFI (1957-1960), a compor o seu quadro docente.



Imagem: Arquivo / Diário da Região




O Conselho Universitário da Unesp, em sessão ordinária realizada no dia de hoje, aprovou a concessão do título de Professora Emérita à doutora Nilce Apparecida Lodi (1936-2020), ex-docente do Departamento de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto – FAFI, atualmente Ibilce/Unesp.

O parecer que fundamentou a aprovação pelo plenário do Conselho Universitário, instância superior de deliberação da universidade, destacou que a professora doutora Nilce Apparecida Lodi apresentou, ao longo de sua carreira, contribuições de modo notável ao desenvolvimento da universidade, e que sua atuação foi intensa em todas as dimensões acadêmicas: extensão, pesquisa e ensino.

A pedagoga Nilce Apparecida Lodi foi pioneira, dentre os formados em Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1957-1960), a compor o seu quadro docente, dedicando parte expressiva de sua vida ao estudo e pesquisa do desenvolvimento da educação e da sociedade rio-pretense, feitos pelos quais a universidade concede-lhe a maior honraria que um docente pode receber, qual seja, o de Professora Emérita.

As perseguições políticas advindas do golpe civil-militar de 1964 levaram à quase extinção do Curso de Pedagogia pelo número de docentes cassados, dentre os quais, estava o Prof. Casemiro dos Reis Filho, orientador da Profa. Nilce que, no período de 1964 a 1967, assume todas as disciplinas da cadeira de História da Educação nas quatro séries do curso de Pedagogia.

A partir de então, Nilce Lodi ocupou-se da formação de novos professores para a rede estadual de ensino e para o ensino superior, ofertando aos graduandos monitorias que os qualificariam para a carreira universitária. Doutorou-se em Filosofia, em 1968, com a tese “O Ensino Médio em Rio Preto, 1920-1949 – Contribuição ao Estudo Histórico das Instituições de Ensino no Brasil”. O Diário da Região, em sua edição de 27/07/2020, registrou a notável participação social da Profa. Nilce por meio do artigo A Dama da História, destacando os 410 textos publicados pela docente no jornal durante longo período, registrando a história de homens, mulheres e instituições que se destacaram na sociedade rio-pretense e na própria universidade.

A propositura da homenagem partiu da Comissão de Resgate do Ibilce, da qual a Profa. Nilce era integrante e, ao tempo em que, ainda, desfrutávamo-nos de sua presença física. Hoje, pelas circunstâncias, o título é consignado post mortem.

Durante 60 anos acompanhou e registrou a história da FAFI-Unesp cultivando o lema da antiga Faculdade de Filosofia: SAPERE AUDI, significando OUSE SABER.

Nilce Apparecida Lodi passa a integrar o seleto grupo de Professores Eméritos do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. No dia de hoje, o nosso Instituto registra mais um marco importante em sua história que completou, em 10 de abril último, 64 anos de feitos e glórias.

PROFESSORES EMÉRITOS – Unesp/Ibilce

Profa. Dra. Hermione Elly Melara de Campos Bicudo (2006)
Prof. Dr. Luiz Dino Vizotto (2007)
Prof. Dr. Carlos Daghlian (2009)
Prof. Dr. Antônio Manoel dos Santos Silva (2017)
Profa. Dra. Nilce Apparecida Lodi (2021)


Comments