A reeleição de Patrice Talon no Benin
Geralmente prestamos pouca atenção na história dos países africanos, porém neste domingo que passou dia 11 de abril de 2021 tivemos eleições em pelo menos dois países africanos com o Benin e o Chade. Comentarei sobre as eleições do Benin. Pois a eleição do Chade tem o seu resultado segundo a imprensa internacional proclamada apenas para o dia 25 de abril. E numa forma tranquila sendo que o Marechal no poder segue para o seu sexto mandato ele que está a trinta anos no poder.
A República do Benin é um apaís da África Ocidental cujo a capital constitucional é Porto Novo. E Cotonou local onde há sede do governo e também um grande centro comercial e ambas cidades localizam ao litoral do país.
Já as eleições do Benin, que teve como candidato a sua reeleição Patrice Talon. Um eleição considerada tranquila, pois, os seus adversários foram dois opositores como Aloussane Sounanou,e Caratin Houhmé, são praticamente desconhecido da maioria dos eleitores. Já o líder da oposição Reckya Madougori do partido Democrata teve a sua candidatura rejeitada pois o partido não apresentou os requisitos necessários para a regra eleitoral. E assim também outros nove candidatos foram rejeitados. E a dois que estão exilados.
Em relação as credenciais politica o que sabemos que é talvez um dos homens mais ricos do país, seu partido é independente, chama-se Patrice Guillaume Athanase Talon é casado com a Sra. Claudine Gbenagnon, e tens dois filhos. É de origem étnica Fon, nasceu em Oudah e seus antepassados eram traficantes de seres para a escravidão, sua mãe é da família Guedegbé de Obomiey. Ele é formado em Ciências pela Universidade do Dakar. Tem uma empresa de insumos agrícolas que fornece material aos produtores de algodão.
Portanto desta forma as eleições de Patrice Talon, foi tranquila e a vitória assegurada, embora bastante contestada nas ruas com clima tenso até nas vésperas das eleições . Com opositores no exílio como o ex ministro das finanças Komi Koulche, que pediu pelas rede sociais, para o povo ocupara as ruas e por fim a mandato republicano de Patrice Talon.
E houve sim informações de que locais e veículos da campanha do então presidente foram saqueados havendo inclusive confrontos e seis pessoas ficaram feridos e uma pessoa foi a óbito e tudo por arma de fogo. E há informações que na Praça da Estrela Vermelha as marcas dos protestos estão visíveis.
O outro candidato que também está no exílio o Sebastian Ajalon pediu para o exército tomar o poder de forma urgente. Pelo visto Ajalon, tem um olhar até certo ponto golpista. Mas dentro da realidade dele, o que não tenho elementos palpáveis e substantivos para discutir.
A Comissão eleitoral disse ter registrado tentativas de boicotes como bloqueios de estradas, e esses ocorreram ao centro e ao norte do país. Conforme informou a Comissão Eleitoral Autonoma (CENA) Sr. Emmanuel Tiando.
E Patrice Talon hoje com sessenta e dois anos na luta segue sua reeleição que de maneira tranquila Diante de Coretin Kohoné e Alassane Sounonu, acusado pela oposição como fantoches.
O representante da ONU Sr. António Gutierres pediu para todos do Benin trabalhar para ter uma eleição tranquila e transparente, com credibilidade e pacifica.
E o Vaticano pediu orações a todos no momento do voto e de uma boa escolhe e nos da cultura afro que geralmente sabemos que em janeiro temos um festival de voodoo naquele país e que essa manifestação espiritualista tem uma certa correspondência com o nosso culto Jejês ou gêges do candomblés, só podemos desejar boas vibrações e muito axé para todos do Benin E que a paz seja sempre presente aquele país.
Manoel Messias Pereira
Membro do Coletivo Negro Minervino de Oliveira
Membro do Conselho de Cultura para assuntos da cultura afro e indígenas
Membro da Academia de Letras do Brasil Cadeira 23 São José do Rio Preto/Correspondente em Uberaba-MG.
Comments
Post a Comment