Artigo - O racismo sistêmico - Manoel Messias Pereira

 



O racismo sistêmico

Ontem todo o Movimento Negro estava atento ao julgamento e ao veredicto do caso relativo a morte de George Floyd e o julgamento do policial Derek Chavin, que o assassinou pisando em seu pescoço e que causou comoção em todo o mundo. Quando ficamos sabendo da morte do presidente do Chade Idriss Deby, que estava no poder há 30 anos e recentemente havia sido eleito com 79,3% dos votos para o seu sexto mandato., mas foi ferido gravemente em combate e veio falecer num hospital. Porém o que mais nos chocou foi que no dia do veredito do policial Chavin, quando um outro policial assassina uma jovem de 16 anos em Ohio a Ma'khia Bryant (foto). 

Cada um destes eventos internacionais, que passou a fazer parte de nosso quotidiano, como algo natural ou naturalizado, precisa ser exposto e explicado. Inicialmente sobre o presidente Idriss Deby, o general Azem Bernadoa Agouna, deixou evidente que o presidente em luta contra os rebeldes no norte de seu país acabou sendo ferido mortalmente. Foi para um hospital e não resistiu. O exercito do Chade estabeleceu um Conselho militar chefiado por seu filho Mahamad Idiss Deby Itno conhecido como Mahanat Kaká. E essas são as informações que detemos daquele país. Na qual reputamos a toda a sua população os nossos mais efusivos sentimentos de dor e luto.

No caso do policial Dereck Chavin, observamos que o júri condenou, como culpado de homicídio de segundo e terceiro graus bem como homicídio culposo. O juíz aplicou uma pena de 12 anos e meio de prisão. E o ex-policial saiu algemado. Porém o que conta foram as inúmeras manifestações como do presidente do Estados Unidos da América Joe Biden, a sua vice presidente Kamala Harris e também da deputada Nancy Pelosi.

Biden disse que "O racismo sistêmico mancha na alma dos Estados Unidos e o veredito apresentado no caso de George Floyd é raríssimo." E ainda acrescentou "ninguém está acima da lei e o veredito de hoje envia essa mensagem mas não é suficiente. Não podemos parar por aqui. Já Kamala Harris disse  que com esse veredito sentiu um suspiro de alivio. Enquanto que Nancy Pelosi porta-voz da Comissão de representantes dos Estados unidos acrescentou que "agradece a George Floyd por sacrificar sua vida pela justiça. E graças a você milhões de pessoas em todo o mundo se manifestou pela justiça e o seu nome passou a ser sinônimo de justiça." E isto permitiu o inicio da reforma da policia.

Mas enquanto isso em Ohio uma câmara mostrou um policial branco atirando e matando uma jovem negra ou black de 16 anos. Trata-se agora de Ma'Khia Bryant que brigava em sua casa com um outra jovem ou com outra mulher. A família pediu ajuda policial. E a policia veio e atirou com todo o requinte e treinamento usual, mas foi para matar a jovem. O canal WBNS-TV relatou que a família foi mais uma vítima. Enquanto que a Divisão de Policia de Columbia divulgou a imagem do corpo do policial que atirou em Bryant.

E um grupo de manifestante reuniu em frente a Delegacia cartazes "Basta e crianças Negras Importa" E o Bureau de Investigação Criminais (BCI está no local conduzindo uma investigação independente.

Concluindo, digo que o racismo sistêmico é parte integrante do capitalismo, pois é um sistema que cria o processo de desigualdade que permite uns poucos enriquecer e a criação de uma massa de despossuídos as margens da miséria. Portanto o racismo que discrimina, que cria o preconceito é um instrumento deste sistema. E as palavras do presidente americano que sabe sobre o sistema capitalista que ele sempre administrou, e provavelmente sabe cientificamente o que produz para a grande massa da população. Quando a deputada Pelosi disse que a morte de Floyde foi necessária, é que para uma proposta de mudança é preciso uma necessidade concreta e não abstrata e o assassinato dele foi a evidência concreta para uma medida no sistema policial. Quando a vice presidente disse que com esse veredito de culpa ao policial foi um suspiro de alivio, permite imaginar o suspiro dela e a necessidade de Floyd de respirar, sendo sufocado por um joelho em seu pescoço. E acredito que ela suspirou pois Chavin foi o elemento chave para dizer, que a lei está correta foi o ser humano policial que não agiu corretamente, quando sabemos que não oi bem assim é o Estado capitalista que não deixa o povo negro respirar. Quanto a morte de Ma'Khia Bryant não sabemos nada sobre o assunto, porém acreditamos que um policial seja treinado para proteger a vida. como ele fez o contrário ou ele está acima da lei ou as coisas não pode parar por ai, usando as frase de  Joe Biden.


Manoel Messias Pereira

professor de história

cronista e poeta

São José do Rio Preto- SP.



Comments