Marcelino Sambé
O Dia Internacional da Dança
O dia 29 de abril é o Dia internacional da Dança, e foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança - CID, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura - UNESCO e esta data foi escolhido em homenagem ao nascimento de Jean Georges Noverre em 29 de abril de 1727 e falecido em 19 de outubro de 1810. oi o precursor do ballet d'action e dos bales narrativos do século XIX. Um mestre do balé francês.
Porém nesta data também nasceu no Século XX Marcelino Sambé, o bailarino português, nascido em Lisboa. Numa comunidade de imigrante nos arredores da capital portuguesa.
Nasceu um ser bastante humilde filho de guineense que trabalhava na construção civil e uma mãe portuguesa. E desde garoto foi matriculado no centro comunitário de Lisboa e incentivado por uma psicóloga a fazer uma audição para o Conservatório Nacional de Lisboa, para treinar ballet.E mesmo sem saber improvisou uma coreografia africana e acabou sendo aceito. Na trupe era o único garoto. E logo começou a treinar no método Vaganova.
O pai de Sambé faleceu pouco depois e a sua mãe sem condições de cuidar dele e da irmã, foi acolhida por uma família cuja a filha também estudava no Conservatório. Tornando -se posteriormente no Ballet Nacional de Portugal.
Sambé ganhou uma bolsa de estudo no Prix de Lausanne, mudou-se para Royal Ballet School de Londres aos 16 anos. E em 2012 ingressou no Royal Ballet, um ano antes de sua formatura e em 2014 foi nomeado primeiro artista, solista em 2015 e em 2017 primeiro solista. E em 2019 promovido Bailarino principal. E tornando o primeiro bailarino afro depois de Carlos Acosta a atingir esse posto no companhia.
A promoção de Sambé surge após a estreia dele como Basílio em D. Quixote, para qual foi treinado por Acosta., e Romeu em Romeu e Julieta.
Sambé teve outros papeis originários em trabalho de coreografia como Crystal Pite, Hofesh Schecter e Cathy Marston. Seus parceiros de palco incluem Francesca Hayward, Yasmine Naghdi e Anna Rose O' Sullivan. E como coreografo ele coreografou o Matinê Anual da Royal Ballet School e para The Ballet's Draft Works.
Entre o seu repertório selecionado podemos destacar Frans em Coppelino, Oberon no Sonho, Bonze e idol em La Bayadére e Bluebird e Florestan em a A Bela Adormecida.
Entre seus prêmios em 2008 Concurso de Ballet de Moscou -premio de prata em 2009 Youth Amrican Grand \Prix primeiro prêmio em 2012 Youth Dance England coreografo emergente no Reino Unido e em 2019 o Desempenho clássico masculino excepcional e o melhor bailarino masculino. Hoje Sambé vive com seu companheiro no norte de Londres.
E já que estamos alando em grande estrelas do Balé, recentemente tivemos uma perda irreparável com o falecimento dia 8 de abril de 2021 do bailarino paulistano de fama e reconhecimento internacional Ismael Ivo também negro e uma referencia a todos nós da comunidade afro, que já tivemos o prazer e o espetáculo da dança como uma forma de expressão artística. Ismael um ser humano que nasceu em 17 de janeiro de 1955 e nós brasileiros tivemos a felicidade de ter o cineasta Ari Cândido Fernandes, que fez um excelente registro sobre a dança de Ismael Ivo. E o Festival de Cinema Abrasasas de são José do Rio Preto- SP, um grande evento que nasceu dos sonhos do cineasta Reinaldo Volpato, exibiu este documentário imensamente importante. E nós que debatemos o tema Negritude, tivemos a felicidade de comentar essa obra de arte.
Nós brasileiros ao longo de nosso olhar cinematográfico fomos educados a ver dançando na chuva de Fred Astaire um menino que oi matriculado aos 4 anos numa escola de ballet para acompanhar a sua irmã Aline. E acabou sendo ator, cantor, bailarino e influenciou gerações. E se fossemos falar de outros nomes ficaríamos uma eternidade.
O filósofo Friedrich Nietzche dizia "Dançar é ter fé na Beira do Abismo", Em São Carlos-SP, o dia de hoje inicia-se as 20 horas o Circulo Arena em Casa Especial dia Internacional de Dança ao vivo no Canal CEMAC , You Tube e Facebook, com a apresentação de 12 escolas de dança.
E como falava a coreografa Fátima Carozzi, dançar é a naturalidade do andar e do interpretar a realidade e os sonhos. O importante é que o Sonho e Jean George Noverre, ainda eterniza-se em realidades distintas por todo o mundo. E a dança continua a encantar e a levar emoções para todo o mundo. E salve o esse dia Internacional da dança.
Manoel Messias Pereira
professor de História
São José do Rio Preto- SP. Brasil
Comments
Post a Comment