O Caminho e o pensamento de Leonardo Boff
O importante para todos nós é o processo de consciência educacional, algo que abrange a alfabetização, a formação politico social, o ensino para as mães carentes ou a possibilidade de formação profissional, e o apoio as famílias que tens os filhos trabalhando nas ruas em faróis. E se o governo não oferece esse tipo de possibilidade para a cidadania das pessoas menos favorecida, creio que esse governo realmente não tem de ser chamado de governo mas de entulho governamental.
O que determina tudo é um caminho em que conduz são propostas políticas e a necessidade básica de cada grupo de seres humanos dentro de um país atendido com todo o respeito.
O importante é a transformação social para a conquista de uma sociedade mais equilibrada, justa e igualitária. Para os religiosos cristão precisam fundamentar na bíblia mas adotar não a pregação mas o exemplo de respeito, de educação, de aptidão de reconhecer a necessidade do outro e atender. E assim ter a sociedade igualitária e justa.
Não é o mundo que muda , mas os seres que estão no mundo. mas os seres que estão no mundo precisam entender a lógica do acolher , do atender as necessidades básica de por fim a desgraça e a miséria intelectual.
Todo o trabalhador precisa ser um agente transformador. E ser isto precisa estar além das intenções. O próprio teólogo Leonardo Boff disse certa vez que o ser humano é um ser de solidariedade e comunhão. Ele que em 1970 foi interpelado no porto do Rio de janeiro por ter defendido uma tese na Europa dizendo que a Revolução social era inevitável. E publicou um livro chamado Jesus Libertador. Num tempo em que a palavra libertação no Brasil estava proibida.
Ele talvez teve um susto ao tentar falar de Jesus, de Deus, numa sociedade capitalista desigual. Mas continuou pois sabia que era preciso ter uma consciência libertadora na politica nas ciências humanas e na mente do país. Talvez esse seja ao que pensam todos aqueles que como ele defendeu a Teologia da Libertação "Criar uma perspectiva de pensar continuamente no país a partir do próprio continente."
Creio que os católicos do pensamento mais a esquerda como dizem embora outro dia vi que a França acabar com a ideia do conceito de esquerda e direita. Porém o que vejo nos religiosos como ele é a tentativa de fazer um resgate da memória contestadora de Jesus Cristo. Para superar o Cristianismo como ópio do Povo. Se recordarmos a frase de Karl Marx.
Leonardo Boff por exemplo foi trabalhar em favelas, nos lixãos, numa proposta religiosa porém que vai na contradição da existência. Pois todo mundo sabe que estamos no capitalismo. E há quem diga que os moradores das favelas tem associações tem creche, tem isso e tem aquilo de autonomia. Mas tem também a violência o desprezo e o processo discriminatório. E creio que até posso cumprimentá-lo, pelo trabalho realizado, coma as comunidades eclesiais de base, com a pastoral da terra, do trabalho do movimento negro, das mulheres em tempo de prostituição é preciso que haja um resgate social integral desta sociedade e neste ponto ele como religioso é um ser solidário e em comunhão com um rebanho.
Por isso mesmo é que ele passou a ter um perfil dentro desta Igreja Católica apostólica romana, de ser perigoso e desestabilizador. E assim que escreveu o livro "Igreja, carisma e poder em 1981" acabou enfrentando um processo doutrinário aberto pela Congregação da Doutrinada Fé, sucessora do Tribunal conservador do Santo Oficio.).
em 7 de setembro de 1984 ele preciso fazer a sua defesa oral num processo em que Joseph Ratzinger acusava-o. O mesmo Ratizer que havia apresentado ao papa em 1981 , mas disse que ele era inteligente mas um pouco selvagem. E depois disto teve uma punição e preciso ficar um ano em silencio como parte de sua punição. Deixou de lecionar, de dar palestra e de escrever. Acolheu a punição e tentou modificar a igreja por dentro. e pediu para ele corrigir o livro para poder ser reeditado.
Sei que recebeu cartas de admoestação, foi vigiado pelo Vaticano, teve restritas suas atividades, foi afastado da revista Vozes.
Entre as frases que Leonardo Boff disse entre o capitalismo e o socialismo ela afirma "O socialismo foi uma tentativa de criar o desenvolvimento, acumulação e felicidade material. O socialismo e sua legitimação ideológica, o marxismo são fruto da modernidade ocidental. Já o capitalismo num mesmo sonho privatizou os bens e socializou os sonhos. O capitalismo privatizou terras, fábricas, bancos e deixou que os sonhos pudesse se exprimir por todos os meios de comunicação, da propaganda, da TV, da fantasia e das artes. E cuidou para que eles não pudesse se realizar a não ser dentro do quadro da propriedade privada, da concorrência e do lucro. Na favela pode até faltar o pão mas a televisão está ligada. e isto remete-me a um filme como tropa de elite quando o personagem do policial corrupto fala do gato nete expondo "Que todo o pobre adora assistir TV a á cabo" E a televisão era um gato portanto um crime feito pela própria policia. Mas é só um filme.
Outra frase que gosto dele é quando disse que o ser humano não é somente feito de carências. É fundamentalmente um ser razoável, de solidariedade e de comunhão. Ele não só tem razão, mas também carrega em si o eros no sentido do amor e o pathos no sentido da emoção. Esse home é ao mesmo tempo, sapiens portanto sábio e demens ou seja louco.
Hoje ele afirmou que o ser humano está espalhando morte no planeta e crê num período de transição. "Houve Globalização mas não globalizou a solidariedade e a cooperação. E disse que a fome é insaciável pois nunca matamos a fome de amor, de cooperação e compaixão valores que não conhecem limites E pode crescer sempre mais e mais.
Porém o importante para todos nós é o processo de conscientização educacional, algo que abrange a alfabetização a formação politico social, o ensino das mães o apoio as famílias necessitadas aos filhos que estão caminhando nos faróis. E cada um de nós temos que ser como expõe Leonardo Boff, "um ser deve ser solidário e viver em plena comunhão. Numa narrativa que possui a estrutura de um grande sonho, de uma utopia globl que confere a luz, animo e o sentido à caminhada pessoal e social dos seres humanos."
Manoel Messias Pereira
professor de história, cronista e poeta
Membro do Coletivo Minervino de Oliveira de São José do Rio Preto- SP.
Membro da Academia de Letras do Brasil -ALB
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