Crônica - Scottsboro Boys e a triste história americana - Manoel Messias Pereira

 




Scottsboro Boys e a triste história americana


A história destes garotos negros que foram chamados de "scottsboro boys" é uma das mais tristes que a humanidade já pode testemunhar. Pois em 25 de março de 1931,  nove garotos afros ou chamados de blacks viajavam num trem entre Challanooga e Memphis no Tennessee. Eram jovens na idade entre 12 a 19 anos. A maioria deles não se conheciam. Quando um grupo de garotos brancos tentou retirar do trem um jovem negro empurrando-o, esse rapaz black era Haywood Patterson. Depois dele todos os outros negros em numero de nove. A alegação era que o trem não era de negro e sim para  brancos. Duas jovens brancas também desceram e acusou os meninos negros de estupradores.

Os meninos negros resolveram  fugir dali uma vez que homens brancos armaram de pedras sobre eles. Acreditando ser  possível ir até a autoridade policiais, para lá encaminhou os jovens afros. E a surpresa é que o xerife da cidade resolveu prender todos os jovens negros.

As duas jovens mulheres brancas que desceram e que acusaram os meninos descendes de africanos foram Victoria Price e Ruby Bates, a acusação óbvio era falsa, mas elas sustentaram na época. Embora mais tarde admitiu que tinham inventado essa história. Não teve exames médicos, não teve ninguém para testemunhar apenas os jovens negros julgados por um conjuntos de seres humanos brancos e de índoles duvidosas. Todos narraram uma história ficcionista, inclusive fizeram piadas no julgamento. Desde policiais, xerife, juízes, promotor. Numa revelação maldita, maliciosa e preconceituosa em termos de humanismo e respeito social aos negros.

Todos esses meninos que foram vítimas tiveram um fim trágico, suas prisões foram fraudolentas , seus julgamentos uma mentira, foram acusados de pena de morte. Esses garotos eram 1) Haywood Patterson de 18 anos que foi condenados a 75 anos de prisão. Porém fugiu da Prisão, foi preso pelo FBI foi preso por uma briga num bar e morreu de câncer em 1952. 2) Oziel Powel  de 16 anos que foi preso e recebeu na prisão um tiro de um guarda que lhe afetou o cérebro e faleceu em 1974. 3)Charles Ween de 16 anos foi condenado a uma pena de 105 anos de prisão, em 1943 foi liberado com tuberculose ficou cego com gaz lacrimogêneo dos policiais, 4)Indy Wrig 17 anos  foi condenado por 99 anos de prisão, depois tentou e foi para o exército saiu ele que tinha casado matou a esposa e suicidou-se em seguida. 5) Clarence Non foi condenado a morte, porem o governador Bibb Graves comutou a sentença em prisão perpétua. 6) William Roberson foi condenado a seis anos de prisão, 7) Eugene Williams também foi condenado a seis anos de prisão, depois tentou ir para um seminário, não se tem mais noticias dele 8) Olen  Montgomery, também teve 6 anos de prisão, 9)Clarence Norris, que no tribunal tentou se livrar dizendo que não estava no trem e acusando o outros meninos, foi condenado a morte, Clarence Norris recebeu o perdão do governador mas faleceu por Alzheime em 23 de janeiro de 1989.

O Partido Comunista dos Estados Unidos da América - CPUSA, juntamente com a Associação Nacional para Avanço das pessoas de Cor, apelou para a Suprema Corte dos Estados Unidos. E para tal usou os advogados comunistas George W Chamler que entrou com recursos e obteve a suspensão de uma execução e junto estava o advogado camarada Joseph Brodskiy, e pelo Defesa Internacional do Trabalho-ILD , Irving Shivab. O NAACP tentou entrar no caso com seu advogado Clarence Darrow, mas acabou não participando do julgamento.

O caso teve vários desdobramentos, por exemplo os presos ficariam num lugar e autoridade levavam para outros. Em 1937 foram pedidos para retirar todas as acusações uma vez que as meninas confessaram que eram mentiras as acusações.

Esse caso foi considerado um erro jurídico estadunidense. E em 2013 os legisladores e o governo do Alabama pediu perdão post morte no Conselho de Perdão e Liberdade Condicional do Alabama. O que sabemos que foi atos de crueldade, de desrespeito, de falta de lisura, e desumanidade.

O poeta Allen Ginsberg no seu poema América cita os Scoltbor Boys, o poeta dramatico Langston Hughes escreveu sobre a o tema em "Scottsboro Limited", harpe Lee em To Kill Mackingbird escreve sobe a falsa acusação de estupro de meninos negros. Em 2009 Temos a novela de Ellen Feldman "Orange Price" um relato ficcional baseado nesta história verdadeira, outras obras que vem do cinema, do teatro, todas elas tocando sentimentos.

Essa história de 90 anos são dores que o Movimento Black e  Movimentos Afrodescendentes de todo o mundo sabe, reflete como dor, e caminha sobre o planeta, plantando sementes  de paz e amor, para não ver brotar esse desamor, esse  destratar, esse  desrespeito, que já fez muitas orações serem remessadas aos céu e muitas lágrimas rolarem sobre a  terra.


Manoel Messias Pereira

professor de história

São José do Rio Preto- SP.

 


Comments