Fatos Marcantes do dia 20 de fevereiro - Diálogo dos Sentidos

 








Papa Leão XIII


Em 20 de fevereiro de 1878 - Foi eleito o papa Leão XIII, o pontífice da Teoria Social da Igreja, exatamente para combater o socialismo científico. Nesta visão reconhecia as dores dos trabalhadores e suas reivindicações porém vinham na riqueza da burguesia o dom de Deus.
 Frederick Douglas
Em 20 de fevereiro de 1895 - Faleceu o abolicionista norte- americano Frederick Douglas



Em 20 de fevereiro de 1901 nasce Mohammad Naguib, militar e primeiro presidente do Egito
Em 20 de fevereiro de 1923 - nasce Forbes Burnham,chefe do PartidoNacional do Povo, da Guyana.


Ibraim Ferrer



Em 20 de fevereiro de 1927 - Nasceu em San Luis Ibrahim Ferrer, músico e cantor cubano.
Sidney Portier


Em 20 de fevereiro de 1927 - Nasceu Sidney Portier ator norte americano (falecido).

Antonio Salvado
Em 20 de fevereiro de 1936 - Nasceu em Castelo - PT, Antonio Salvado, poeta português


Em 20 de fevereiro de 1944 - Nasceu o senador Cristovão Buarque, brasileiro  -  filiado ao PDT


Em 20 de fevereiro de 1946 - Em São Paulo 100 mil trabalhadores cruzam os braços contra a carestia e o arrocho do esforço da guerra.Durante o governo de Getúlio Vargas.
Em 20 de fevereiro de 1948 - Na Checoslováquia dez ministros não comunista se demite, para induzir Benes a convocar eleições antecipadamente, mas ele não aceita as demissões e não convocam as eleições. Enquanto isto o Partido Comunista KSC reuniu forças para estabelecer-se em 1948 naquele país(extinto hoje).
Antonio Raimundo Lucena
Em 20 de fevereiro de 1970 - Antonio Raimundo Lucena, operário, militante da Vanguarda Popular Revolucionária - VPR foi assassinado na frente da esposa e dos filhos menores ao resistir heroicamente a voz de prisão dada por soldados da PM de São Paulo, na cidade de Atibaia no interior do Estado. (anos de chumbo da política brasileira).


Em 20 de fevereiro de 1976 - Na operação Cajueiro, que começara no Sergipe, fora preso o militante estudantil Carlos Alberto Meneses, prisão que seguiu-se com outras impostas pela Ditadura Militar. O cidadão Carlos Alberto Meneses, foi advogado, eminente jurista brasileiro, e foi Ministro do Supremo Tribunal Federal. falecido em 01/09/2009.


Majandra Delfino


Em 20 de fevereiro de 1981 - Nasceu Majandra Delfino, atriz e cantora da Venenzuela.


Em 20 de fevereiro de 1988 nasce a cantora Rhianna, cujo o nome é Robyn Rihanna Fenty, natural de Barbados em Saint Michel foi levada aos EUA pelo empresário Evan Roger, e lá ganhou projeção internacional, hoje também manter um trabalho de ajuda humanitária, uma grande artista.


David Irving
Em 20 de fevereiro de 2006 - O historiador David Irving foi condenado por tribunal austríaco a três anos de prisão por ter negado o holocausto durante a II Guerra Mundial.



Em 20 de fevereiro de 2012 - A Unila - Universidade Federal da Integração Latino Americana, juntamente com o Movimento Negro abriu o diálogo sobre as questões raciais nas escolas em cumprimento a Lei 10639/2003.


Paralisazão na Grecia 2013


Em 20 de fevereiro de 2013 - Greve Geral na Grécia convocada pela Confederação Geral dos Trabalhadores (segundo os críticos) a entidade estava vendida aos patrões, porém o povo oprimido e explorado saiu sim as ruas em protesto contra os patrões e o estado governamental da Grécia.
Em 20 de  fevereiro de 2017 - As Nações Unidas e o Sudão do Sul declaram estado de carestia no País.

Comments